O CENTRO ESPÍRITA LAÇOS DA ETERNIDADE

O Centro Espírita Laços da Eternidade foi fundado no dia 27 de setembro de 1988. Desde 27 de fevereiro de 1988, um grupo de pessoas tentava se organizar com o objetivo de estudar as teorias o kardecismo e da umbanda, bem como para praticar o amor e a caridade, tanto espiritual como material, para isso fundaram uma casa de umbanda denominada Tenda Espírita São José.

As reuniões do Grupo, que teve sua origem no Bairro CPA III (Rua 08, quadra 81, casa-05), eram realizadas nas casas de pessoas que cediam suas residências para as reuniões mediúnicas e de estudos. Desse modo tornaram-se frequentes as reuniões no Bairro Boa Esperança.

Depois de oito meses de estudos, reuniões e trabalhos, a crise de identidade do Grupo foi parcialmente solucionada. Os Umbandistas mantiveram a denominação Tenda Espírita São José, sob a liderança do seu “médium chefe” Heleno Joaquim de Aquino. Os adeptos do espiritismo Kardecista formaram outro grupo e fundaram o Centro Espírita Laços da Eternidade. Esse Grupo, no entanto, continuou a usar em suas reuniões símbolos e práticas Umbandistas, sempre com aconselhamento do “guia espiritual” e outras práticas.

No dia 27/09/1988 foi aprovado o estatuto e eleita a primeira Diretoria da nova Entidade, assim constituída: Presidente: Cleber Ourives, Vice-Presidente: Arinda Ourives Corrêa da Costa Secretário: Lourdes D. Ribeiro Tesoureiro: Orlando Alves Coutinho Conselheiros: Jaqueline Auxiliadora Figueiredo Coutinho, Claudia Maria Ourives Figueiredo Waqued, Maria Conceição Ourives Figueiredo A primeira benemerente do CELE foi Ana Dirce Correa Negrão Vieira – a Dona Anita – que doou um terreno de sua propriedade, sito à Rua 51, lote 12, quadra 81, no Bairro Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, para que a Casa Espírita fosse construída.

É interessante notar que, alguns meses mais tarde, a diretoria resolveu fazer uma rifa do terreno. Certamente não por acaso, a ganhadora da rifa, Lílian Araújo, doou novamente à entidade a área de 144m2, onde, depois, foi construído o primeiro prédio da atual instalação do CELE, cujo funcionamento iniciou-se em 28 de Julho de 1991.

Todavia, a inauguração oficial ocorreu no dia 18 de agosto de 1991, com abertura oficial ao público das novas atividades a serem desenvolvidas pela casa. O Centro Espírita Laços da Eternidade teve como seu primeiro lema: fé, justiça e caridade. Nos três primeiros anos, o CELE realizava os seguintes trabalhos: sessões mediúnicas de desobsessão, curas espirituais, aconselhamento fraterno e psicografia. Em maio de 1992 o Centro Espírita, por nove votos a oito decidiu continuar com o “trabalho misto”, que é como eles chamavam a utilização de rituais em meios aos trabalhos espíritas.

Foi somente em dezembro de 1995, sob a direção da 5ª Diretoria do CELE, que ficaram definidas, a elaboração de novo estatuto, conforme diretrizes da Federação Espírita Brasileira. Na reunião ocorrida no dia 02/12/95 foi decidida a filiação do Centro à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. O ano de 1996 iniciou-se com as seguintes atividades sendo desenvolvidas no Centro: reuniões públicas (domingos), estudos sobre a mediunidade (segundas feiras), distribuição de sopa no bairro residencial Coxipó (domingos), evangelização (domingos), curso de pintura e massoterapia (domingos). Em agosto, teve início a venda de livros, em consignação com uma livraria da Federação.

O primeiro curso de passe, em consonância com a FEEMT foi realizado em 12/10/96 a 09/11/96. No ano de 1997 o delineamento dos trabalhos de acordo com as orientações da FEB se aprofundaram. Em 17 de maio daquele ano o CELE encerrou a atividade de distribuição de sopa e estabeleceu novos objetivos para a entidade. Considerando que o Bairro Boa Esperança, onde está localizado, é de classe média e o Centro Espírita estava sendo procurado para vários outros tipos de atendimento, decidiu-se que seria melhor estruturar-se para entender essas pessoas, cujas carências eram, na maioria dos casos, de ordem espiritual e moral. No dia 14 de maio do mesmo ano, foi decidida a suspensão dos trabalhos da massoterapia, conforme orientação dos membros da coordenaria da unificação da FEEMT, que alertou a Diretoria do CELE sobre alguns aspectos legais que poderiam enfrentar em virtude dessa atividade não estar sendo desenvolvida por profissionais habilitados e por não ser uma atividade espírita.

A biblioteca da Casa foi criada em 01 de outubro de 1997 e em novembro foram criados os grupos de trabalhadores manuais e a evangelização infantil. O Centro Espírita Laços da Eternidade teve seu certificado de adesão à FEEMT aprovado em 31 de agosto de 1997.