As reuniões do Grupo, que teve sua origem no Bairro CPA III (Rua 08, quadra 81, casa-05), eram realizadas nas casas de pessoas que cediam suas residências para as reuniões mediúnicas e de estudos. Desse modo tornaram-se frequentes as reuniões no Bairro Boa Esperança.
Depois de oito meses de estudos, reuniões e trabalhos, a crise de identidade do Grupo foi parcialmente solucionada. Os Umbandistas mantiveram a denominação Tenda Espírita São José, sob a liderança do seu “médium chefe” Heleno Joaquim de Aquino. Os adeptos do espiritismo Kardecista formaram outro grupo e fundaram o Centro Espírita Laços da Eternidade. Esse Grupo, no entanto, continuou a usar em suas reuniões símbolos e práticas Umbandistas, sempre com aconselhamento do “guia espiritual” e outras práticas.
No dia 27/09/1988 foi aprovado o estatuto e eleita a primeira Diretoria da nova Entidade, assim constituída: Presidente: Cleber Ourives, Vice-Presidente: Arinda Ourives Corrêa da Costa Secretário: Lourdes D. Ribeiro Tesoureiro: Orlando Alves Coutinho Conselheiros: Jaqueline Auxiliadora Figueiredo Coutinho, Claudia Maria Ourives Figueiredo Waqued, Maria Conceição Ourives Figueiredo A primeira benemerente do CELE foi Ana Dirce Correa Negrão Vieira – a Dona Anita – que doou um terreno de sua propriedade, sito à Rua 51, lote 12, quadra 81, no Bairro Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, para que a Casa Espírita fosse construída.
É interessante notar que, alguns meses mais tarde, a diretoria resolveu fazer uma rifa do terreno. Certamente não por acaso, a ganhadora da rifa, Lílian Araújo, doou novamente à entidade a área de 144m2, onde, depois, foi construído o primeiro prédio da atual instalação do CELE, cujo funcionamento iniciou-se em 28 de Julho de 1991.
Todavia, a inauguração oficial ocorreu no dia 18 de agosto de 1991, com abertura oficial ao público das novas atividades a serem desenvolvidas pela casa. O Centro Espírita Laços da Eternidade teve como seu primeiro lema: fé, justiça e caridade. Nos três primeiros anos, o CELE realizava os seguintes trabalhos: sessões mediúnicas de desobsessão, curas espirituais, aconselhamento fraterno e psicografia. Em maio de 1992 o Centro Espírita, por nove votos a oito decidiu continuar com o “trabalho misto”, que é como eles chamavam a utilização de rituais em meios aos trabalhos espíritas.
Foi somente em dezembro de 1995, sob a direção da 5ª Diretoria do CELE, que ficaram definidas, a elaboração de novo estatuto, conforme diretrizes da Federação Espírita Brasileira. Na reunião ocorrida no dia 02/12/95 foi decidida a filiação do Centro à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. O ano de 1996 iniciou-se com as seguintes atividades sendo desenvolvidas no Centro: reuniões públicas (domingos), estudos sobre a mediunidade (segundas feiras), distribuição de sopa no bairro residencial Coxipó (domingos), evangelização (domingos), curso de pintura e massoterapia (domingos). Em agosto, teve início a venda de livros, em consignação com uma livraria da Federação.
O primeiro curso de passe, em consonância com a FEEMT foi realizado em 12/10/96 a 09/11/96. No ano de 1997 o delineamento dos trabalhos de acordo com as orientações da FEB se aprofundaram. Em 17 de maio daquele ano o CELE encerrou a atividade de distribuição de sopa e estabeleceu novos objetivos para a entidade. Considerando que o Bairro Boa Esperança, onde está localizado, é de classe média e o Centro Espírita estava sendo procurado para vários outros tipos de atendimento, decidiu-se que seria melhor estruturar-se para entender essas pessoas, cujas carências eram, na maioria dos casos, de ordem espiritual e moral. No dia 14 de maio do mesmo ano, foi decidida a suspensão dos trabalhos da massoterapia, conforme orientação dos membros da coordenaria da unificação da FEEMT, que alertou a Diretoria do CELE sobre alguns aspectos legais que poderiam enfrentar em virtude dessa atividade não estar sendo desenvolvida por profissionais habilitados e por não ser uma atividade espírita.
A biblioteca da Casa foi criada em 01 de outubro de 1997 e em novembro foram criados os grupos de trabalhadores manuais e a evangelização infantil. O Centro Espírita Laços da Eternidade teve seu certificado de adesão à FEEMT aprovado em 31 de agosto de 1997.